Páginas

21 outubro 2011

Brasil conquista Pan-Americano vencendo Cuba na final

O Brasil conquistou o quarto ouro Pan-Americano no voleibol feminino e desconta derrota do Pan do Rio


Por Thiago Leme


A seleção brasileira derrotou Cuba por 3 a 1 (25/15, 21/25, 25/21 e 21/25 e 15/10) e conquistou o quarto ouro do voleibol feminino na história do Pan.

O início brasileiro foi arrasador, nem parecia as cubanas do outro lado da quadra. A seleção fechou a primeira parcial com 25 a 15. 

Cuba, então, mostrou que o set anterior foi mero acidente e, com domínio durante quase todo o tempo, fechou em 25 a 21. A vantagem chegou a ser maior, mas o Brasil conseguiu reagir no final e diminuiu o placar.

Diferente dos outros, o terceiro set iniciou equilibrado. As brasileiras, no entanto, souberam se impor e chegaram a 16 a 11 na segunda parada. A partir daí, a equipe administrou, com momentos de reação cubana, e fechou em 25 a 21.

Como não podia ser diferente no clássico, Cuba não se entregou e dominou o quarto set, com o saque de Carcases fazendo estrago. Resultado: 25 a 21.

O tie break foi tenso. O Brasil liderou placar, mas Cuba não se entregava. Com Fernanda Garay jogando muito desde o set anterior, a seleção brasileira fechou a partida em 15 a 10 e comemorou um título com sabor de revanche, descontando a derrota ocorrida há quatro anos atrás, no Rio de Janeiro

Os destaques do jogo foram as cubanas Carcases e Palacios, com 18 pontos. Do lado brasileiro, Mari e Sheilla fizeram 15 pontos. Mas a grande jogadora foi Dani Lins, com muita velocidade e variação de jogo.  

Pan-Americano - voleibol feminino: histórico e quadro de medalhas
Pan-Americano: destaques individuais, jogos e classificação final