Páginas

03 outubro 2011

Sobre o site

O Osasco Voleibol é um site que tem o objetivo informar o torcedor e demais interassados sobre o voleibol feminino, com foco principal no time de Osasco e na Seleção do Brasil. A criação, o motivo, o conteúdo e os projetos futuros são pontos que serão abordados nos próximos parágrafos.

A criação
No início do mês de Setembro de 2011, o blog Osasco Voleibol foi criado com notícias atualizadas, histórico de títulos, contratações e títulos da temporada, tabela e classificação dos campeonatos, entre outros.

O motivo
Procurar notícias sobre voleibol já é bem difícil, quando falamos de voleibol feminino a situação ainda é pior. Algumas informações, como títulos, classificação dos campeonatos, informações sobre os ginásios, fichas mais completas das jogadoras etc, raramente são encontradas. A idéia de um blog foi inspirado na pergunta: como o torcedor pode criar um vínculo com o clube/seleção e com o esporte se ele não tem informações sobre ele? o próprio campeonato Sul-Americano de Clubes, disputado em Osasco, contou com o ginásio Professor José Liberatti vazio devido à falta de divulgação. No ano passado, o Osasco ficou com o vice-campeonato mundial e poucas pessoas acompanharam pelo mesmo motivo. Até mesmo a seleção feminina tem alguns jogos sem transmissão. Na TV vemos apenas os torneios principais de seleções, a Superliga na Sportv e torneios internacionais na Band Sports. Nesse contexto de desvalorização da modalidade, que ganha tanto pelo Brasil, foi criado o Osasco Voleibol.
Outro motivo é criar identidade do time com a cidade e evitar eventuais extinções ou migrações, como ocorreu com a grande equipe do Sorocaba, por exemplo, que era patrocinado pela própria Nestlé, que migrou para Jundiaí e foi extinto pouco tempo depois. O próprio Osasco surgiu da migração do Guarujá, patrocinado pelo Banco BCN, e os títulos da equipe litorânea são descritos separadamente. Assim como o Rio de Janeiro surgiu da migração do Paraná e os títulos da equipe paranaense não devem ser transferidos para a empresa Unilever, mesmo sendo a dona do time. A empresa é um patrocinador e sua importância é reconhecida, mas não é a equipe em si.  O patrocinador precisa de um acordo com uma prefeitura e o time pertence à cidade resultante desse acordo. Um caso curioso ocorreu no futebol, onde torcedores queimaram a camisa do Guaratinguetá quando o mesmo anunciou que iria se transferir para Americana no ano seguinte, adotando o nome da nova cidade. A frustração do torcedor é totalmente pertinente e não é justo considerar que se trata da mesma equipe.

O conteúdo
O foco é o Osasco Voleibol Clube (conhecido como Sollys Osasco), mas não apenas. Além de disponibilizar informações e notícias da equipe osasquense, o site conta com tabelas dos campeonatos; informações sobre ginásios, com endereços e contatos; notícias da seleção brasileira e de atletas do Sollys/Osasco; transferências de jogadoras etc. Nas notícias há também indicações para outros sites, com o intuito de expandir as opções aos visitantes do blog.    

O projeto e as pendências
A idéia é expandir e há muita coisa a fazer: disponibilizar informações dos principais campeonatos nacionais e internacionais, como lista de campeões, jogos, quadro de medalhas, história dos campeonatos; história do Osasco etc. A pretensão é ser o site mais completo em relação à história do voleibol feminino e ter a maior cobertura da equipe de Osasco. E tem mais, a cobertura completa da Superliga Feminina de Voleibol, umas das maiores ligas do mundo na atualidade, com muitas atletas em destaque no cenário mundial, como Destinee Hooker, contratada pelo Osasco para a temporada 2011/12, aliadas a grandes revelações do voleibol nacional.

Pedido de desculpas e de colaborações
Desculpas por eventuais erros gerados pela correria para completar a missão pretendida. A revisão ocorre com freqüência, mas se alguém visualizar algum erro ou tiver alguma informação pedimos para relatar na nossa página do Facebook. Outros canais de contato serão criados em breve.  Pedimos também paciência quanto ao conteúdo prometido, já que as informações são escassas e o trabalho é árduo.

Créditos
Todas as notícias não criadas pelos autores desse blog/site são creditadas com link para o site responsável pela informação. A idéia não é competir ou levar o crédito indevido pela informação publicada, mas sim colaborar para o bem da modalidade e divulgar outros sites que colaboram para o mesmo objetivo. Se algum erro ocorrer neste contexto, favor entre em contato pelo Facebook.