28 junho 2012

Brait pode ir às Olimpíadas para solucionar recepção

Por Thiago Leme
Coluna do Vôlei
 

O Brasil vem sofrendo com a ausência de ponteiras especialistas em passe e recepção. Jaqueline e Sassá são as maiores especialista na seleção e a segunda está machucada. Mesmo Jaqueline tem seus dias ruins e o treinador fica sem opção. No jogo contra a China, pela fase final do Grand Prix 2012, o técnico Zé Roberto surpreendeu e tirou a central Fabiana do fundo de quadra para colocar Camila Brait, que entrou para sacar. A líbero ficou em quadra até completar a rotação no fundo por três oportunidades (1º, 3º e 4º sets) e fez belas participações na defesa. A atleta sacou oito vezes e a seleção fez cinco pontos. Se o Zé levar Brait para as Olimpíadas, terá opção para quando a recepção não estiver funcionando bem. Nesse caso, Fabi continuaria como líbero titular da seleção, preferida pelo treinador devido a sua experiência. 

Para convocar Brait, Zé ficaria com três ponteiras e três centrais, sendo que Mari, reserva na posição de oposta, poderia jogar de ponteira também. Com as contusões de Natália e Sassá, Camila ganharia a vaga. Acredito que quatro nomes brigam por duas vagas: Mari, Camila Brait, Tandara e Natália, com vantagem para as duas primeiras, aproveitadas com frequência na fase final do Grand Prix. Injustamente, Tandara vem sendo pouco aproveitada e fica a cada dia mais longe do sonho olímpico. Natália não joga há muito tempo e também pode ficar fora, mas Zé Roberto não descarta a ponteira e aguarda sua recuperação.

Falando em Londres, imagino pelas convocações até o momento que a seleção olímpica está quase fechada. Arrisco aqui os 12 nomes que o treinador brasileiro levará para a Inglaterra, mesmo com as dúvidas citadas acima:

Fabíola e Fernandinha; Sheilla e Mari; Jaqueline, Fernanda Garay e Paula Pequeno; Thaisa, Fabiana e Adenízia; Fabi e Camila Brait.



2 comentários:

Cadu Oliveira Modelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cadu Oliveira Modelo disse...

Concordo plenamente, tb acredito nesse grupo p/ Londres, simplismente a Melhor formação!!!
Brasil é ouro no Grand Prix & em Londres, aguardem !!!